domingo, 19 de agosto de 2012

Governo anuncia redução do custo da energia elétrica de 16% para residências e até 28% para a indústria


14/09/2012 - Cronograma de trabalhos para redução tarifária

13/09/2012 - As empresas do setor perderam aproximadamente de R$ 21 bilhões em valor de mercado nos últimos dois dias, devido a forte queda das ações das companhias ligadas ao setor elétrico, após o anúncio de medidas do governo para redução do custo da eletricidade no País.

11/09/2012 - Redução das tarifas de energia vai valer a partir de 5 de fevereiro de 2013. Novos valores serão conhecidos após a realização pela Aneel de revisão tarifária extraordinária nas distribuidoras.

06/09/2012 - A presidenta Dilma anunciou que a redução da tarifa de energia elétrica de 16,2%  para residências e até 28% para a indústria em 2012. As medidas tomadas pelo governo serão lançadas em 11 de setembro de 2012 e envolvem a redução de tributos e encargos e também alterações nos critérios de renovação de concessões. Essa redução virá por meio da tarifa de fornecimento paga pelos consumidores cativos das distribuidoras e do desconto na Tarifa de Uso do Sistema de Transmissão para os grandes consumidores.

04/09/2012 - Governo adia lançamento do pacote de energia para próxima semana.

02/09/2012 - Pacote de energia será anunciado semana que vem. Presidente Dilma Rousseff afirmou que redução de custos se dará por meio da diminuição dos encargos setoriais que oneram a energia.

20/08/2012 - O governo brasileiro finalmente resolveu agir para reduzir as tarifas da energia elétrica que a título de exemplo é mais cara que países como Estados Unidos, Argentina e Paraguai. O primeiro passo foi a alteração das regras do terceiro ciclo de revisão tarifária, a principal mudança é que sai do jogo a empresa de referência e entra parâmetros que obrigam as concessionárias a reduzirem seus custos operacionais, perdas, dentre outros. Desta forma a empresa para obter sucesso na revisão tarifária, fator primordial para sua sobrevivência, terá que sair da inércia que o modelo atual permitia e tomar ações para melhoria de sua eficiência para ter um melhor resultado.

O que é favorável para os consumidores pois a tendência é que os preços da energia elétrica não sofram reajustes consideráveis, pois na forma anterior as despesas, ineficiência e perdas das empresas de energia elétrica eram repassadas em uma quantidade maior para o consumidor no aumento da tarifa.

O governo por sua vez anunciou que atuará nas parcelas de sua responsabilidade que é a parcela de impostos e encargos que a concessionária de energia elétrica não tem como gerenciar, são custos de impostos estabelecidos exclusivamente pelo governo. A presidenta da República Dilma divulgou que realizará em setembro de 2012 medidas para reduzir as tarifas de energia elétrica no Brasil, através da redução de impostos, encargos e tributos impostos na tarifa de energia elétrica. Os custos atuais com energia elétrica no Brasil desestimulam a industrialização no pais afetando a geração de emprego. O setor industrial alega que empresas estão migrando para outros países devido a custos elevados do Brasil, no qual inclui-se a energia elétrica. De um lado as associações das industrias pressionam revisão de 35% enquanto o ministro de Minas e Energia sinaliza reduções para 10%.

É um passo importante para contribuir com o crescimento do Brasil, assunto este que era praticamente intocável e está sendo trazido de uma forma veemente que tudo indica que terá resultado, somados a necessidade de eficiência por parte das empresas de energia elétrica.

Faça agora sua parte economize energia elétrica. Evite o desperdício.

Nenhum comentário:

Postar um comentário