sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

MME e AIE divulgam estudo inédito sobre hidroeletricidade

Atualizado 14/12/2012 07:56

Um trabalho inédito elaborado pela Agência Internacional de Energia (AIE), em parceria com o Ministério de Minas e Energia, será apresentado na próxima terça-feira, 18 de dezembro, na sede do MME, às 9h. Trata-se do “Mapa de Rotas Tecnológicas de Hidroeletricidade”, uma publicação sobre propostas de expansão do potencial hidrelétrico mundial. O secretário executivo do Ministério de Minas e Energia, Márcio Zimmermann, fará a abertura do evento.

O estudo, que será apresentado pelo chefe do Departamento de Energia Renovável da AIE, Paolo Frankl, aponta que, caso a produção atual de hidroeletricidade seja dobrada até 2050, a emissão de CO2  produzida pela queima de combustíveis fósseis pode ser evitada em até três bilhões de toneladas.

Além disso, o relatório aponta as vantagens desse tipo de energia, como os baixos custos de operação e manutenção, capacidade de armazenamento, confiabilidade e estabilidade, entre outras. 
Mais Eventos

Na mesma semana, o Ministério de Minas e Energia promove outros dois eventos em parceria com a AIE. Às 15h da próxima segunda-feira, dia 17 de dezembro de 2012, o Economista-Chefe da AIE, Fatih Birol, divulgará o relatório “World Energy Outlook 2012” aos especialistas brasileiros. O trabalho projeta tendências para o segmento energético, em um horizonte até 2035, bem como apresenta perspectivas no que diz respeito à segurança energética e desenvolvimento sustentável. A abertura será feita pelo secretário executivo do MME, Márcio Zimmermann.

Já o “Relatório de Médio Prazo do Mercado de Petróleo” será apresentado pelo Chefe do Departamento de Indústria e Mercado de Petróleo da AIE, Antoine Halff. O documento, que trata de projeções para o abastecimento de petróleo, demanda pelo produto, tendências de qualidade, produção de derivados e investimentos até 2017 será apresentado na terça-feira (18), às 14h. Todos os eventos serão realizados no auditório do Térreo do MME.

Inscrições

Os interessados em participar de qualquer um dos eventos promovidos pelo MME podem efetuar suas inscrições no seguinte endereço:http://www.mme.gov.br/mme/menu/lancamentos.html

Fonte e texto: www.mme.gov.br


Leia mais:

Nenhum comentário:

Postar um comentário