segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Energia solar

A energia solar é a tecnologia usada para aproveitar a energia do sol e torná-lo utilizável. Hoje, a tecnologia produz menos de um décimo de um por cento da demanda de energia global. 

Muitas pessoas estão familiarizadas com as chamadas células fotovoltaicas, ou painéis solares, encontrados em coisas como naves espaciais, telhados, e as calculadoras portáteis. As células são feitas de materiais semicondutores, como os encontrados em chips de computador. Quando a luz solar atinge as células, ela arranca os elétrons fracamente de seus átomos. Como o fluxo de elétrons através da célula, que geram eletricidade.

Foto: painéis solares em uma casa

Em uma escala muito maior, as usinas térmicas solares utilizam várias técnicas para concentrar a energia do sol como fonte de calor. O calor é então usado para ferver a água para acionar uma turbina de vapor que gera eletricidade em grande parte da mesma forma como carvão e usinas nucleares, o fornecimento de eletricidade para milhares de pessoas.

Em uma técnica, longas calhas de espelhos em forma de U concentrar a luz solar em um tubo de óleo que passa pelo meio. O óleo quente, em seguida, a água ferve para a geração de eletricidade. Outra técnica usa espelhos móveis para se concentrar os raios do sol em uma torre coletor, onde um receptor se senta. Sal fundido que se escoa através do receptor é aquecido a funcionar um gerador.

Outras tecnologias solares são passivos. Por exemplo, grandes janelas colocadas no lado ensolarado de um edifício permitir a luz solar com materiais absorventes de calor no chão e nas paredes. Estas superfícies, em seguida, liberar o calor durante a noite para manter o prédio quente. Da mesma forma, placas absorventes em um telhado pode aquecer líquidos em tubos que abastecem a casa com água quente.

A energia solar é louvado como uma fonte de combustível inesgotável que é a poluição e muitas vezes sem ruído. A tecnologia é também versátil. Por exemplo, as células solares geram energia para far-out lugares como satélites em órbita da Terra e cabanas nas montanhas rochosas tão facilmente como eles podem edifícios do centro de poder e carros futuristas.

Mas a energia solar não funciona à noite sem um dispositivo de armazenamento, como uma bateria, e tempo nublado pode tornar a tecnologia confiável durante o dia. Tecnologias solares também são muito caros e requerem uma grande quantidade de área de terra para coletar a energia do sol em taxas úteis para muita gente.

Apesar das desvantagens, o uso de energia solar subiu em cerca de 20 por cento ao ano ao longo dos últimos 15 anos, graças à rápida queda dos preços e ganhos de eficiência. Japão, Alemanha e Estados Unidos são os principais mercados para as células solares. Com incentivos fiscais, energia solar muitas vezes pode se pagar em cinco a dez anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário