domingo, 21 de outubro de 2012

Usinas térmicas a óleo são despachadas para manter nível de armazenamento

Atualizado 21/10/2012 21:14

A conta de luz vai encarecer novamente, pois o o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) terá de colocar em funcionamento as usinas térmicas a óleo, devido ao nível dos reservatórios das usinas hidrelétricas que ficaram prejudicadas devido ao atraso nas chuvas. O aumento na conta de luz será percebido através do Encargos de Serviços do Sistema, que são os custos adicionas provocados pelas usinas térmicas.

De acordo com o ONS o atraso das chuvas se deve ao fenômeno climático El Niño. O funcionamento das térmicas a óleo se deram com uma capacidade de geração de 2.100 MW a partir de 18 de outubro. A medida visa evitar que seja ultrapassada a Curva de Aversão ao Risco (CAR).

Veja dados complementares veiculados pelo ONS: 

"Os níveis dos reservatórios estão: no Sudeste/Centro-Oeste, em 41,8% (11,5% acima da CAR); no Nordeste, em 37,4% (5,3% acima da CAR).

Nas regiões Sul e no Norte, a energia armazenada nos reservatórios corresponde a 38% e 46,4%, respectivamente.

Desde setembro, a metodologia dos Procedimentos Operativos de Curto Prazo (POCP) já indicava a necessidade de ligar as termelétricas a óleo para manter os níveis-meta, mas o ONS postergou a adoção da medida até o momento. Com isso, evitou uma despesa de R$ 1,4 bilhão em custos de geração que iriam impactar os consumidores brasileiros via Encargos de Serviços do Sistema. Como as chuvas atrasaram, o ONS iniciou o despacho de 70% do indicado nos procedimentos (3.000 MW em térmicas a combustíveis líquidos)."

Assista abaixo vídeo do YouTube e entenda mais sobre o funcionamento de uma usina térmica de geração de energia elétrica movida a óleo:

2 comentários:

  1. Boa noite Jarbas.
    Eu acho que tinha que ter uma repressão.Por exemplo.ser cobrado por um valor x se ultrapassar
    este valor seria cobrado uma multa.Quando mexe no
    Bolso as pessoas ficam espertas.
    Boa semana.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pela contribuição. fica como alerta em todo período de seca, como agora, os reservatórios das usinas hidrelétricas(movida a água) ficam baixo devido a chuvas e para manter a eletricidade no país liga-se as usinas térmicas (movida a gás ou óleo) o que faz o preço da energia subir; por isto devemos economizar ainda mais neste período pois os custos das usinas térmicas é repassado a todos nós.
    Jarbas

    ResponderExcluir