segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Será o Vagalume a solução para os apagões no Brasil? Ocorrência afeta regiões Nordeste e Norte

Atualizado 29/10/2012 21:48

Confira na íntegra o comunicado do ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) sobre mais um apagão que atingiu o Brasil deixando as regiões Nordeste e Norte sem energia elétrica. Seja qual for a(s) falha(s) estes eventos tem preocupado o Governo uma vez que a frequência de ocorrência de apagões tem se tornado frequentes e até o momento não foi apresentado informações convincentes à sociedade.


Leia o comunicado do ONS:

"À zero hora e 14 minutos de 26/10/12 houve um curto-circuito no segundo circuito da linha de transmissão em 500 kV Colinas-Imperatriz, que faz parte da interligação entre os sistemas Sul/Sudeste/Centro-Oeste e Norte/Nordeste e que é de propriedade da empresa transmissora TAESA (uma Sociedade de Propósito Específico cujos acionistas majoritários são a CEMIG e um fundo de investimentos). Este evento ocorreu em uma chave seccionadora do capacitor série da linha de transmissão, que ficou danificada.

O defeito foi eliminado pela atuação das proteções de retaguarda da subestação Colinas, que resultou no desligamento de oito circuitos de 500 kV a ela conectados.

Essa ação causou a separação do sistema Norte/Nordeste do restante do Sistema Interligado Nacional (SIN) e, em seguida, a separação dos sistemas Norte e Nordeste.

Com o isolamento da região Nordeste, houve uma queda acentuada de tensão e frequência que provocou o desligamento total das cargas dessa região, no montante de 9.500 MW.

Na região Norte, houve o desligamento de 3.400 MW, correspondendo a 77% da carga total. A cidade de Belém não foi afetada, sendo suprida diretamente pela usina hidrelétrica de Tucuruí.

As regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste não foram afetadas pela perturbação.

No processo de recomposição do sistema, cerca de 4 horas após a ocorrência, 70% das cargas estavam restabelecidas.

Haverá hoje, às 11 horas, em Brasília, uma reunião do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico para avaliação do evento e suas consequências. No Rio de Janeiro, às 14 horas, será realizada uma reunião entre o ONS e os agentes envolvidos para a análise técnica da ocorrência."

Fonte: ons.com.br


2 comentários:

  1. Os nosso recursos hídrico estão esgotados e já passou da hora de investir em energia solar.
    Falta muito a ser feito e ainda estamos de mãos atadas! Na minha casa os apagões são constantes e tiver que investir em um parelho Powerdam para evitar tantos transtornos, especialmente durante a noite.

    ResponderExcluir
  2. Nunca devemos de deixar de reclamar nas concessionárias de energia elétrica e se preciso na Aneel.

    ResponderExcluir