sábado, 27 de outubro de 2012

Atraso em obras de linhas de transmissão poderá prejudicar a entrada de 14 usinas eólicas

Atualizado 27/10/2012 09:50

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) negou provimento a recurso interposto pela Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (CHESF) e manteve multa no valor de R$ 2,2 milhões por descumprimento do cronograma de implantação de obras referentes ao lote B do leilão nº06/2010. A medida foi tomada durante Reunião Pública da Diretoria da última terça-feira (23/10). A decisão encerra a possibilidade de recurso da empresa na esfera administrativa.
A CHESF alegou que o atraso na conclusão dos empreendimentos ocorreu em virtude da superficialidade de informações disponibilizadas para o leilão e da demora dos órgãos ambientais na análise dos pleitos. A fiscalização da Agência considerou que a empresa teve oportunidade de analisar as informações antes da realização do leilão para avaliar o risco de eventuais falhas existentes e nem mesmo ter participado do certame. Quanto ao processo de licenciamento, a fiscalização informou que parcela do atraso deveu-se a demora da empresa na apresentação de documentos.

Segundo a Agência, o atraso na conclusão dessas obras será de pelo menos 17 meses e impactará diretamente a entrada de 14 usinas eólicas que participaram do leilão 03/2009. O lote B do leilão nº06/2010 é composto pela linha de transmissão Igaporã – Bom Jesus da Lapa II e pela subestação Igaporã, localizadas na Bahia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário