domingo, 16 de setembro de 2012

Política Nacional de Resíduos Sólidos

O Governo Federal aprovou em 2010 a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei n° 12.305/2010), que tem como desafio resolver o maior problema do país que é o lixo. As ações passam pelo âmbito de reduzir a quantidade de lixo produzida e definir qual o destino dos resíduos. A Política estabelece as diretrizes para que possamos dar uma destinação final satisfatória aos resíduos sólidos, como uma forma de proteção ao meio ambiente. Uma novidade trazida pela Política é a participação dos catadores de materiais recicláveis no processo da coleta seletiva.

A Política atribuiu o destino final dos resíduos sólidos a toda a cadeia envolvida no processo, ou seja os fabricantes que produzem o produto, as lojas e comércios que vendem e todos nós que consumimos. Os municípios terão até 2014 para implantar procedimentos e ações para destino final do lixo urbano.

Os lixões deverão ser fechados até 2014. Uma forma eficaz de reduzir os resíduos depositados nos lixões é implantação efetiva de coleta seletiva, que é de responsabilidade de todos nós. Somos parte do problema e não é justo cruzar os braços e atribuir a responsabilidade somente a outros aspectos. As empresas por sua vez devem viabilizar 100% de embalagens de materiais passíveis de reciclagem.


Um comentário: